GoHealth Cursos

Passo 5: Introdução

A escrita do capítulo de introdução só deve ser realizada após a definição do tema, do problema de pesquisa, do objetivo e da hipótese. Portanto, se você ainda não completou a escrita desses itens, dá uma olhada nos nossos posts anteriores e, somente após finalizar esses primeiros passos, volte para cá.

Enquanto a escrita dos tópicos anteriores é rápida e, normalmente, é feita em uma ou poucas frases, a escrita da introdução se prolonga por vários parágrafos e demanda um maior investimento do seu tempo. Muitas vezes, é durante a escrita da introdução que começam a surgir muitas dúvidas: Qual o tamanho que a introdução deve ter? O que eu devo escrever na introdução? Tenho que descrever outros estudos na minha introdução? Calma, que a gente tem as respostas para as suas perguntas! Vamos lá!

Qual o tamanho que a introdução deve ter?

Se você está escrevendo a introdução de um artigo científico, a introdução geralmente é apresentada em aproximadamente 4 a 6 parágrafos.

Se você está escrevendo a introdução de sua monografia de TCC, dissertação de mestrado ou tese de doutorado, a introdução poderá ser bem mais extensa.

Recomendamos que você esteja atento às normas da revista científica ou da instituição na qual você estuda. Se existe um número de palavras ou número de páginas que deve ser seguido, adeque sua introdução a essas normas.

O que devo escrever na introdução?

Basicamente, na introdução deve-se:

1.    Introduzir o tema de pesquisa ao leitor. Você deve familiarizar o leitor dentro da sua grande área de pesquisa.

2.    Mostrar a importância/relevância da sua pesquisa. Você deve convencer o leitor de que seu trabalho é importante.

Como escrever a introdução?

A escrita da introdução é fundamentada em três pilares:

O pilar INFORMAÇÃO rege que você deve mostrar ao leitor a grande área da pesquisa em que o seu estudo está inserido. Ainda, você deve descrever os artigos mais relevantes e atuais da área de estudo e mostrar ao leitor o que ainda não se sabe sobre esse tema.

O pilar FLUXO rege que você deve elaborar sua introdução começando a escrever sobre os aspectos mais gerais e ir direcionando a escrita para o aspecto mais específico (seu problema de pesquisa).

O pilar CITAÇÕES rege que durante a escrita da introdução você deve apresentar as referências bibliográficas para afirmar o que está descrevendo.

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente!

No próximo post iremos mostrar um exemplo de introdução escrita de acordo com os três pilares. Fique ligado!

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.