GoHealth Cursos

Gráficos para dados categóricos

Gráficos para dados categóricos

Certa vez eu ouvi de um aluno: não se pode fazer gráficos de dados categóricos, afinal de contas, eles não têm média! Engana-se quem pensa que dados coletados de variáveis qualitativas não podem ser apresentados em gráficos! Podem sim e esse post vai te mostrar!

De fato, não usa-se a média como medida de tendência central representativa para dados categóricos. Esses dados costumam ser resumidos apresentando-se a frequência absoluta (n amostral, contagem) e a relativa (% em relação n ao total).

Por exemplo: coletamos dados quanto à presença de dor ciática em 20 funcionários da Faculdade. A pergunta foi: você já teve dor ciática em algum momento da sua vida? As possibilidades de respostas eram sim ou não. Dos 20 respondentes, 4 (25%) já haviam experimentado a dor ciática. Os demais 16 funcionários (75%) responderam que não.

Se desejarmos apresentar esses dados de forma gráfica temos diversas opções. Dentre elas, as mais usadas para dados qualitativos são:
Gráficos de colunas;
Gráficos de barras;
Gráficos de setores (ou pizza).

Veja a representação gráfica dos dados do exemplo anterior em um gráfico simples de colunas.

Figura 1 – Frequências absolutas das respostas à questão “Você já teve dor ciática em algum momento da sua vida?”, plotadas em gráfico de colunas.

 

Em um gráfico de colunas construído para apresentar dados categóricos teremos quantas colunas forem o número de categorias de respostas da questão. Portanto, se tivéssemos uma terceira opção de resposta (por exemplo, “não sei”) teríamos uma terceira coluna no gráfico. No eixo horizontal do gráfico (eixo x), portanto, estão representadas as categorias de respostas. Por sua vez, no eixo vertical (eixo y) são apresentadas as frequências, ou seja, as quantidades de respostas em cada categoria. Nesse eixo podem ser apresentadas as frequências absolutas (como é o caso do exemplo) ou as frequências relativas. O pesquisador escolhe o que melhor representa o fenômeno que ele deseja mostrar para os seus leitores.

Outra opção é o gráfico de barras, que é muito similar ao gráfico de colunas, porém tem sua apresentação dos eixos “invertida” em relação ao de colunas. O número de barras também é correspondente ao número de opções de respostas à pergunta. Porém essas categorias são apresentadas no eixo vertical (eixo y). No eixo horizontal são apresentadas as frequências, que também podem ser absolutas (como no exemplo da figura 2) ou relativas.

Figura 2 – Frequências absolutas das respostas à questão “Você já teve dor ciática em algum momento da sua vida?”, plotadas em gráfico de barras.

 

A terceira opção, amplamente utilizada na apresentação de dados categóricos é o gráfico de setores (ou de pizza). Como o próprio nome já indica, ele é um gráfico circular, redondo (como uma pizza), dividido em alguns setores que lembram “fatias de pizzas”. O número de setores será correspondente ao número de opções de respostas à questão. O tamanho de cada setor corresponde à frequência da respectiva resposta, podendo ser apresentadas tanto a frequência absoluta quanto a relativa. Veja na figura 3 o exemplo anterior apresentado, desta vez, em um gráfico de setores.

Figura 3 – Frequências absolutas das respostas à questão “Você já teve dor ciática em algum momento da sua vida?”, plotadas em gráfico de setores.

 

Agora é escolher o gráfico que melhor representa os seus dados categóricos e plotá-lo! Inúmeros são os softwares que possibilitam a criação destes gráficos.
Se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com seus colegas!

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.