GoHealth Cursos

Resultados em tabelas ou gráficos?

Quando apresentar seus resultados em gráficos e quando optar pelas tabelas?

Após finalizar a coleta e análise dos dados é chegada a hora de escrever o capítulo de resultados. Além da escrita do texto é fortemente recomendado que os pesquisadores apresentem elementos visuais neste capítulo. Dentre os elementos visuais mais utilizados estão os gráficos e as tabelas. Você sabe quando utilizar um e quando utilizar o outro?

A verdade é que não existe uma regra rígida a ser respeitada sobre isso. Você, pesquisador, é livre para escolher o que julgar que melhor demonstra os seus resultados: se a apresentação em gráficos ou se em tabelas. Mas existem algumas dicas que podem te auxiliar nessa escolha:

1) Sempre que for útil visualizar os números (ou seja, os valores exatos dos resultados) escolher as tabelas.

Exemplo:

Tabela retirada do artigo: Efeitos da caminhada nórdica no perfil antropométrico e composição corporal de pessoas com doença de Parkinson: ensaio clínico randomizado. Marques e colaboradores. ConScientiae Saúde, 2019;18(1):105-115.


2) Nas vezes em que for necessário visualizar comportamentos (por exemplo: semelhanças ou diferenças entre grupos, diminuição ou aumento de uma variável ao longo do tempo) os gráficos serão a melhor opção.

Exemplo:

Gráfico retirado do artigo: Idosos caidores e não caidores: programa de exercício multicomponente e prevalência de quedas. Gonçalves e colaboradores. ConScientiae Saúde, 2017;16(2):187-193.

 

3) Se o estudo deseja mostrar a relação entre duas variáveis (por exemplo: estudos de correlações) é interessante apresentar gráficos com os resultados.

Exemplo:

Gráfico retirado do artigo: Relação entre o condicionamento físico e a idade no desempenho de equipes de corrida de aventura. Palermo e colaboradores. Revista Kinesis, 2014; 31(2): 55-74.

 

4) Quando o intuito for descrever o fluxo de participantes ao longo de um estudo longitudinal ou mesmo descrever o processo de seleção de estudos nas diferentes fases de uma revisão sistemática, opte por um fluxograma (que é uma figura, um diagrama de fluxo).

Exemplo:

Fluxograma retirado do artigo: Efeitos da hidroginástica sobre a capacidade funcional de idosos:metanálise de estudos randomizados. Reichert e colaboradores. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 2015; 20(5):447-457.

 

5) Quando você estiver descrevendo resultados de um ensaio clínico randomizado pense na possibilidade de apresentar os dados principais acerca dos efeitos da intervenção nos desfechos alvo em tabelas, facilitando, assim, posteriormente, a sua citação em metanálises.

 

6) Os resultados de caracterização da amostra usualmente são apresentados em tabelas.

Exemplo:

 

Tabela retirada do artigo: Uso de Estatinas Melhora a Proteção Cardiometabólica Promovida pelo Treinamento Físico em Ambiente Aquático: Um Ensaio Clínico Randomizado. Costa e colaboradores. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2021; 117(2):270-278.

 

E não se esqueça: você pode apresentar alguns resultados em gráficos e outros em tabelas, no mesmo estudo. Além disso, é importante ressaltar que todo elemento visual que você escolher utilizar no seu trabalho deve ser auto-explicativo. Isto é, todas as informações necessárias para compreendê-lo devem estar presentes no próprio elemento visual ou em seu título.

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.