GoHealth Cursos

,

Medidas de tendência central

É aconselhável que, em trabalhos quantitativos, alguma medida de tendência central seja utilizada para resumir e a apresentar os resultados. Uma medida de tendência central é um valor que expressa uma medida centralizada dentro de um conjunto de dados. Por exemplo, se no seu trabalho você coletou as idades dos participantes, é recomendado que você apresente para o leitor um valor central de idade que represente o grupo todo de participantes. Afinal, não é comum, em um trabalho científico visualizar os valores de todos os participantes, para cada variável alvo.

Em Bioestatística, as medidas de tendência central mais utilizadas são: média, mediana e moda. A seguir, você verá um pouquinho de cada uma.

MÉDIA

Sem dúvida nenhuma, a média é medida de tendência central mais utilizada. Ela é calculada a partir do somatório de todos os elementos de um conjunto de dados, sendo esse somatório dividido pelo número de elementos no banco de dados.

Vamos a um exemplo prático: o quadro abaixo apresenta o número de gols realizados por jogo em 10 partidas disputadas por um time de futebol.

Para calcular a média de gols realizados por jogo, deve-se somar o número de gols realizados em cada partida e dividir o resultado pelo número de partidas. Sendo assim:


 Dessa forma, a média de gols deste time foi de 1,5 gols por partida.

MEDIANA

A mediana é uma medida localizada no centro da distribuição dos dados. Ou seja, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que divide o conjunto de dados ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana.

Vamos a um exemplo prático:

  • Mediana quando o número de elementos é ímpar:

Os dados a seguir representam as idades de um grupo de nove atletas:

Para definir a mediana, primeiramente, deve-se ordenar os elementos (dados) da amostra. Esse ordenamento pode ser realizado em ordem crescente ou decrescente. Você escolhe! Isso não afetará o resultado. As idades ordenadas (em ordem crescente) dos nove atletas ficam assim:

Podemos observar que o número 23 divide o conjunto de dados ao meio, ou seja, existem quatro números/elementos (17, 20, 21 e 22) abaixo da idade 23 e outros quatro números/elementos (28, 30, 32, 34) acima do 23. Dessa forma, o 23 é a mediana desse conjunto de dados.

  • Mediana quando o número de elementos é par:

Os dados a seguir representam as idades de um grupo de dez atletas:

Para definir a mediana, primeiramente, deve-se ordenar os dados da amostra (em ordem crescente ou decrescente). As idades ordenadas (em ordem crescente) dos dez atletas ficam assim:

Podemos observar que, quando trabalhamos com número par de elementos, não existe um valor que divide exatamente ao meio o conjunto de dados. Nesses casos, devemos localizar os dois dados centrais e calcular a média desses dois valores. No nosso exemplo dos 10 atletas, os números 23 e 28 são os dois elementos centrais do conjunto de dados. Devemos então calcular a média entre esses dois valores:

Dessa forma, a mediana desse conjunto de dados é 25,5 anos. Uma particularidade: alguns livros didáticos chamam esse valor de termo central e não mediana. Mas agora você já sabe que são a mesma coisa.

MODA

Moda é o valor que mais aparece dentro de um conjunto de dados, ou seja, aquele que mais se repete.

No conjunto de dados abaixo estão apresentados os números de filhos de 10 mulheres diferentes.

 Podemos observar que:

– três mulheres não apresentam filhos;
– duas mulheres possuem um único filho, cada;
– quatro mulheres apresentam dois filhos, cada;
– uma mulher possui três filhos.

Dessa forma, a moda desse conjunto de dados é dois filhos, uma vez que é o valor mais frequente, tendo se repetido quatro vezes no banco de dados coletados.

 Agora você conhece as três principais medidas de tendência central e sabe como determiná-las. No entanto, ficou fácil determiná-las, nos exemplos dados, com bancos de dados pequenos. Mas você já parou para pensar como fazer quando o banco de dados é maior? Como calcular a média de um conjunto com 400 dados, por exemplo?
Para isso existem softwares que facilitam a nossa vida e calculam diretamente esses valores pra que não precisemos passar trabalho. Mas isso já é conversa para outro post!

Se você ficou com alguma dúvida sobre as medidas de tendência central, manda pra gente!

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.