GoHealth Cursos

Delineamentos de pesquisa: estudos de caso

Delineamentos de pesquisa: estudos de caso

Um delineamento bastante comum nas pesquisas na área das Ciências da Saúde é o estudo de caso. Vamos conhecê-lo melhor?

Estudo de caso é um tipo de pesquisa que objetiva analisar um caso particular, representativo de um conjunto de casos similares. Este caso particular pode ser uma pessoa, uma entidade, uma instituição (uma clínica, uma empresa, um hospital), um sistema educacional, uma unidade social, entre outros exemplos, caracterizando casos únicos. Mas, estudos de casos múltiplos também são possíveis de serem realizados. Nesse caso algumas unidades com determinada característica em comum serão avaliadas, por exemplo: professores da rede municipal de ensino, crianças autistas, idosos centenários institucionalizados, adultos com câncer de tireóide, etc.

No geral, os estudos de caso têm como objetivo conhecer, de forma aprofundada, como se dá uma determinada situação (ou fenômeno) que se supõe ser única em diversos aspectos, evidenciando sua essência e características particulares. Dessa forma, a publicação de um estudo de caso viabiliza o conhecimento detalhado do alvo de estudo.

Nesse delineamento, o pesquisador não tem como objetivo intervir sobre o objeto de estudo, mas sim detalhá-lo conforme a sua percepção.

Como um estudo de caso é conduzido?

De uma forma geral (podendo haver algumas alterações), um estudo de caso se dá em quatro fases:

  1. Delimitação da unidade-caso: o desafio ​​do pesquisador nessa primeira fase é conseguir perceber quais dados são suficientes para se chegar à compreensão do objeto de estudo de forma completa. Recomenda-se buscar casos típicos, atípicos e casos extremos dentro do contexto a ser estudado.
  2. Coleta de dados: geralmente realidade usando técnicas qualitativas e quantitativas simultaneamente. Muitos procedimentos de coleta de dados podem ser usados, dentre eles, a observação, a análise de documentos, a entrevista formal ou informal, a aplicação de questionários e a análise de conteúdo.
  3. Seleção, análise e interpretação dos dados: o pesquisador deve definir antecipadamente seu plano de análise e considerar as limitações dos dados obtidos, principalmente no referente à qualidade da amostra (se a amostra for adequada, há uma base racional para realizar generalizações a partir dos dados coletados).
  4. Elaboração do relatório (artigo): especificar como os dados foram coletados, qual teoria embasou a categorização dos dados e a demonstração da validade e da fidedignidade dos dados obtidos.

 

Os estudos de caso possuem grande aplicabilidade e algumas vantagens podem ser destacadas: estimulam novas descobertas, em função da flexibilidade do seu planejamento; enfatizam a multiplicidade de dimensões de um problema ou de uma situação, focalizando-o como um todo; e apresentam simplicidade nos procedimentos de coleta de dados, além de permitir uma análise em profundidade dos processos e das relações entre eles.

No entanto, como qualquer delineamento, os estudos de caso possuem limitações. Dentre elas, ressaltamos a dificuldade de generalização dos resultados obtidos em razão do caso escolhido para investigação ser muito atípico em relação aos outros da sua espécie. Existe o risco de o investigador apresentar uma falsa certeza das suas conclusões e confiar em evidências não tão confiáveis. O pesquisador, nessa situação, pode deixar de verificar a fidedignidade dos dados, da categorização e da análise realizada. A recomendação para eliminar esse viés do estudo é elaborar um plano de estudo de caso que previna prováveis equívocos subjetivos.

Siga nos acompanhando para aprender sobre outros delineamentos de pesquisa.

 

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.