GoHealth Cursos

4 posicionamentos para a aula de hidroginástica

Os nossos alunos podem realizar as aulas de hidroginástica em 4 principais posicionamentos diferentes e cada um deles pode ser utilizado para diferentes objetivos!

1. Ancorada

Nesse posicionamento, o aluno sempre mantém um dos pés (ou os dois) em contato com o fundo da piscina. 

Quando utilizar esse posicionamento?

Essa é uma ótima opção quando desejamos minimizar o impacto articular do aluno! Como  nessa posição o aluno não realiza saltitos e exercícios com fase aérea, o impacto articular é reduzido. 

2. Neutra

Nesse posicionamento, o aluno deve flexionar quadril e joelhos (agachar) para permanecer com os ombros dentro da água.  

Quando utilizar esse posicionamento?

Essa é mais uma opção de posicionamento quando desejamos minimizar o impacto articular. Como a maior parte do corpo do aluno permanece dentro da água, o peso hidrostático (peso que o aluno aparenta dentro da água) é muito reduzido, em torno de 85%. Ou seja, aquele seu aluno que no meio terrestre tem 100 Kg, em posição de rebote apresentará somente 15 Kg de peso hidrostático. Portanto, o impacto articular é muito reduzido!

Além disso, podemos utilizar essa opção de posição para aqueles alunos muito altos. Por exemplo, se tivermos um aluno com 1,80m e a piscina tiver profundidade de 1,20m, boa parte do corpo do aluno permanecerá fora da água, dificultando inclusive a realização dos exercícios de membros superiores. Nesses casos, podemos orientar o aluno a realizar a aula em posição neutra.

3. Rebote

Esse é o posicionamento mais tradicional, em que o aluno permanece ereto dentro da água. Além disso, são realizados movimentos com saltos e saltitos. 

Quando utilizar esse posicionamento?
Essa posição promove um maior impacto articular do que as demais posições. Mas lembre-se que, quando comparamos o mesmo exercício sendo realizado na mesma intensidade no meio aquático e no meio terrestre, o impacto sempre será menos em meio aquático, mesmo na posição de rebote.

4. Posição de suspensão

Nesse posicionamento ambos os pés não encostam no chão e o aluno realiza o exercício em suspensão! 

Quando utilizar esse posicionamento ?

Essa é uma excelente posição quando desejamos aumentar a intensidade do exercício, a ativação dos músculos do tronco e, consequentemente, o gasto calórico! Isso acontece porque, além do aluno ter que realizar o exercício em si, também deverá realizar movimentos corporais para se manter em suspensão. Sugerimos que esse posicionamento seja utilizado para alunos em fase mais avançada de treinamento.

Ajustando o posicionamento para cada aluno

É importante esclarecermos que a posição corporal adotada pode ser diferente para cada aluno que está realizando a mesma aula. Por exemplo, se na mesma turma você tem um aluno que necessita realizar o exercício com mínimo impacto articular, você pode instruí-lo a realizar os exercícios em posição ancorada. Já para aquele aluno com grande estatura, você pode solicitar que realize os exercícios em posição neutra. Para aquele aluno avançado, que já domina a técnica dos exercícios e com bom condicionamento, você pode recomendar que faça os exercícios em suspensão. 

Dessa forma, todos os alunos estarão realizando o mesmo exercício, mas em posições diferentes! Vamos a um exemplo prático, utilizando o exercício chute frontal.

Para aquele aluno que precisa realizar o exercício com o mínimo de impacto, o exercício pode ser realizado em posição ancorada. Seu aluno pode então permanecer com uma perna fixa no solo e a outra realizando o chute (de forma unilateral). Ou ainda, o aluno pode alternar o chute entre a perna direita e esquerda, mas deve tocar com um pé no solo antes de realizar o exercício com a outra perna.

Para aquele aluno de grande estatura, o chute frontal pode ser realizado em posição neutra. Para isso, o aluno irá agachar para permanecer com os ombros dentro da água e, em seguida, realizar o exercício.

Para aquele aluno avançado, o exercício pode ser realizado em suspensão. Dessa forma, os membros inferiores serão utilizados para realizar o chute e os membros superiores serão utilizados para mantê-lo em suspensão (realizando o palmateio, por exemplo).

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente!

4 posicionamentos para a aula de hidroginástica

Professora Doutora Thais Reichert

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS com ênfase em hidroginástica; Experiência prática e acadêmico-científica em atividades aquáticas em posição vertical (hidroginástica e corrida em piscina funda/deep water running); Idealizadora da GoHealth.

AUTORA

Professora Doutora Thais Reichert

Professora Doutora Thais Reichert

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS com ênfase em hidroginástica; Experiência prática e acadêmico-científica em atividades aquáticas em posição vertical (hidroginástica e corrida em piscina funda/deep water running); Idealizadora da GoHealth.
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.