GoHealth Cursos

Prescrição da pliometria em meio aquático

Em post anterior, te contamos que é importante pensarmos em desenvolver a força explosiva dos nossos alunos. Isso pode ser realizado através do treinamento pliométrico envolvendo saltos! Hoje vamos te dar algumas dicas de prescrição da pliometria em meio aquático!

Como prescrever o treinamento pliométrico em meio aquático?

Assim como na prescrição de outros tipos de treinamento, você, professor, tem muita liberdade para ajustar o treinamento da forma que julgar mais adequada. 

No entanto, te deixamos aqui algumas sugestões baseadas no que foi realizado em estudos científicos: pense em progressão de treinamento, ou seja, insira uma pequena quantidade de saltos nas primeiras sessões e, conforme o avanço da sua periodização, aumente o número de saltos realizados por sessão. 

Em adolescentes e adultos jovens saudáveis, em fase inicial de treinamento, os participantes realizavam 64 a 90 saltos e, em fase final, chegaram a realizar 140 por aula (Arazi et al. 2012; Kamalakkannan et al. 2011; Miller et al. 2002; Ploeg et al. 2010). Nesses estudos, os participantes apenas realizaram o treinamento de saltos durante toda a sessão. Se você pensar em prescrever uma sessão inteira de pliometria para adolescentes e adultos jovens, pode se basear nesses números. No entanto, se você deseja realizar uma parte da sessão com exercícios de pliometria (e o restante da sessão é destinado para o treinamento aeróbio, por exemplo), você pode introduzir um número inferior de saltos dentro da sua sessão de hidroginástica e progredir a partir disso.

Já mulheres idosas iniciaram o treinamento realizando duas séries de oito saltos (16 saltos por sessão) e finalizaram o treinamento realizando 3 séries de oito saltos (24 saltos por sessão) (Ramírez-Villada et al. 2016). Fica aqui então a dica de número de saltos que podemos utilizar para a prescrição do treinamento pliométrico em mulheres idosas.

Quais os tipos de saltos utilizar?

Você é livre para optar! Utilize a sua criatividade!

Você pode realizar tantos saltos tradicionais realizados no lugar quanto em deslocamento pela piscina, de uma borda a outra, por exemplo.

Pode ainda, dependendo das características do seu aluno, pensar em realizar saltos partindo de um redutor de profundidade, aterrissando no solo da piscina e realizando um salto no lugar, em seguida (simulando o “drop jump” utilizado em meio terrestre). Ou ainda, partir do solo e saltar para aterrissar em cima do redutor de profundidade. 

Em todos os tipos de salto que utilizar, lembre sempre de estimular seu aluno a realizar o salto de maneira explosiva! O agachamento que precede o salto deve ser realizado em alta velocidade, a fim de estimular a transferência de energia dessa fase para a próxima (do salto propriamente dito).

Posso utilizar o minitrampolim?

Muitas vezes podemos pensar em realizar os saltos no minitrampolim para o treinamento pliométrico. Mas atenção! O treinamento pliométrico preza por movimentos rápidos e explosivos. Quando o aluno realiza o salto no minitrampolim, ele perde essa velocidade, devido ao amortecimento da cama elástica. Então, cuidado ao utilizar o minitrampolim durante o treinamento pliométrico.

E quais os benefícios comprovados do treinamento pliométrico em meio aquático? Fique ligado nos próximos posts!

Professora Doutora Thais Reichert

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS com ênfase em hidroginástica; Experiência prática e acadêmico-científica em atividades aquáticas em posição vertical (hidroginástica e corrida em piscina funda/deep water running); Idealizadora da GoHealth.

AUTORA

Professora Doutora Thais Reichert

Professora Doutora Thais Reichert

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS com ênfase em hidroginástica; Experiência prática e acadêmico-científica em atividades aquáticas em posição vertical (hidroginástica e corrida em piscina funda/deep water running); Idealizadora da GoHealth.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.