GoHealth Cursos

Qual o gasto energético de uma aula de hidroginástica?

Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos dos alunos é: “Professor, quantas calorias eu gasto em uma aula de hidroginástica?”. E aí, você sabe qual o gasto energético de uma aula de hidroginástica? Talvez você até já possa ter ouvido ou lido (em banners comerciais, por exemplo) que uma aula de hidroginástica gasta 500, 600 kcal. Será que é tudo isso mesmo?

Primeiramente, dar uma resposta precisa de que uma aula de hidroginástica gasta X calorias é algo praticamente impossível, porque o gasto energético depende de diversos fatores como o tempo de sessão, os exercícios realizados, a(s) intensidade(s) adotadas na aula, a profundidade de imersão, entre outros. O que podemos adiantar é que os estudos científicos têm demonstrado um gasto energético menor do que se ouve e lê por aí. Vamos analisar o que os estudos têm encontrado? 

1) O estudo de Nagle et al. (2012)

verificou o gasto energético de uma aula combinada de hidroginástica (exercícios aeróbios e de força muscular na mesma sessão). A sessão de treinamento teve a duração de 40 minutos, sendo dividida em aquecimento (5 minutos), parte principal (22 minutos de exercícios aeróbios e 10 minutos de força) e volta à calma (3 minutos).

A parte aeróbia consistiu em exercícios de corrida, chute e saltitos. Para cada exercício, foram realizados 15 segundos em intensidade 2 a 6 (fácil e moderado), 15 segundos em intensidade 7 a 9 (pesado) e 15 segundos em intensidade 2 a 4 (fácil) da escala de OMNI de esforço (0-10). Os exercícios de força foram realizados durante 15 segundos em intensidade 7 a 9 (pesado) da escala de OMNI.

Como resultados, observou-se que a sessão de treinamento promoveu um gasto calórico total de aproximadamente 264 kcal, o que corresponde a um gasto de 6,3 kcal por minuto. O gasto energético durante os exercícios aeróbios foi de 8 kcal por minuto, enquanto que durante os exercícios de força, de 4,2 kcal por minuto.

2) O estudo de Schaun et al. (2018)

comparou o gasto energético de uma sessão de hidroginástica contínua e uma sessão de HIIT (high intensity interval training) em meio aquático.

A sessão HIIT foi composta por oito séries de 20 segundos do exercício corrida estacionária realizadas a 130% da cadência do V̇O2max (avaliado em meio aquático) intercalando com 10 segundos de intervalo passivo, totalizando 4 minutos de treinamento. 

A sessão contínua teve a duração de 30 minutos e foi composta pelos exercícios de corrida estacionária, chute frontal e deslize frontal. Cada exercício foi realizado durante 5 minutos e a sequência foi repetida duas vezes. A intensidade dos exercícios foi mantida em 90–95% da frequência cardíaca correspondente ao segundo limiar ventilatório (avaliado em meio aquático).

Atenção para os resultados! O gasto energético por minuto foi maior na sessão HIIT (contínuo: 7,58 ± 1.07; HIIT: 9,98 ± 1,06 kcal/min). Entretanto, como a sessão contínua teve um maior tempo de duração (30 min vs. 4 min), o gasto energético total da sessão foi maior na sessão contínua (contínuo: 227,62 ± 31,98; HIIT: 39,91 ± 4,24 kcal). 

3) O estudo de Kruel et al. (2009)

comparou o gasto energético de uma sessão de treinamento contínua com uma intervalada, ambas com a mesma duração (32 minutos). As duas sessões foram compostas pelos exercícios corrida estacionária, deslize frontal, deslize lateral e chute frontal combinados com o exercício de membros superiores “empurra à frente”. 

Na sessão contínua, cada exercício de membros inferiores foi realizado durante 4 minutos na intensidade 13 da escala de esforço de Borg (“um pouco intenso”) e a sequência foi repetida duas vezes. 

Na sessão intervalada cada exercício de membros inferiores foi realizado durante 4 minutos, dos quais 2 minutos foram realizados no índice 9 (muito leve) e dois minutos no índice 17 (muito intenso) da escala de Borg. A sequência também foi repetida duas vezes.

Observou-se que o gasto energético por minuto foi superior na sessão intervalada (contínuo: 3,20 ± 0,80; intervalado: 4,60 ± 0,90 kcal/min). Como as duas sessões tiveram a mesma duração, o gasto energético total também foi superior no modelo intervalado (contínuo: 102,40 ± 25,20; intervalado: 148,40 ± 28,40 kcal).

Tendo esses resultados em mente você pode programar suas aulas de hidroginástica com um maior conhecimento do gasto calórico que as sessões vão promover. Além disso, você pode informar seus alunos sobre esses números, já que é um assunto que gera grande curiosidade neles.

Quer saber mais sobre como maximizar o gasto energético da sua aula? Fique ligado nos próximos posts!

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).

AUTORA

Professora Dra Rochelle Costa

Professora Dra Rochelle Costa

Graduação plena em Educação Física (UFRGS); Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano com ênfase em hidroginástica (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (PPGCMH/UFRGS); Pós-doutorado em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (PNPD/CAPES); Docente da Universidade de Brasília (UnB).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

nossa plataforma

plataforma de cursos em hidroginástica

Criamos uma plataforma de cursos em hidroginástica! Nela, você encontra diversos cursos, conteúdos e materiais para download ue irão te ajudar a melhorar ainda mais a qualidade de suas aulas e a se tornar um profissional referência no mercado! 

Conteúdos baseados em ciência

Transforme agora sua
carreira
Deseja ser um profissional de referência no mercado?

depoimentos

Novidades

Quer receber nossas novidades?

Se inscreva  e receba todas as novidades sobre  Hidroginástica, TCC Passo a Passo e Bioestatística da GoHealth Cursos.



    WhatsApp
    Olá, tudo bem?
    Atendimento em dias úteis: Das 9h00 às 12h e das 13h às 18h00.